Como eu disse no primeiro post do blog, existem diversas plataformas para criar aplicativos. Escolher entre qual usar para desenvolver seu primeiro programa pode acabar se tornando uma tarefa árdua. Há muitas coisas que devem ser levadas em conta. O bom disso tudo é que sempre podemos contar com a internet para tirar dúvidas e aprender a tomar a melhor decisão. Em compensação, nem sempre é fácil encontrar informações em português sobre alguns assuntos, especialmente relacionados à tecnologia.
Por isso, muito do que aprendi garimpei em fórums e sites em inglês. O lado bom da história é que posso compartilhar um pouco do conhecimento que adquiri com os leitores brasileiros e dar dicas úteis. E começo falando mais detalhadamente sobre algumas das IDES e serviços disponíveis para aqueles que desejam se aventurar pelo mundo maravilhoso da programação e da criação de apps (mesmo sem saber programar). Confira a seguir.
1. App Inventor 2
Para quem não sabe nada de programação o App Inventor 2 é um bom começo. Aqui o desenvolvedor não precisa digitar códigos, pois a programação é realizada toda usando blocos de encaixar. Ideal para quem quer aprender a lógica de programação e brincar antes de se aventurar mais alto. Além disso o usuário pode usar apenas o navegador do seu computador para criar seus aplicativos, sem a necessidade de baixar nenhum programa adicional. O site oficial do serviço conta com tutoriais em PDF, vídeos e livros. O ponto negativo, porém, é que tudo está em inglês.
2. Delphi XE8
O Delphi é um velho conhecido dos programadores no mundo inteiro. Baseado na linguagem de programação Pascal, que já foi uma das mais populares do mundo, a IDE evoluiu ao longo dos anos e agora permite a criação de programas e aplicativos para diversas plataformas como Mac OS X, Android e iOS, além do Windows, que sempre foi a sua praia. Trata-se de uma ferramenta versátil e poderosa. Por ser muito popular no Brasil não é difícil encontrar material de estudo e cursos em português, apesar da ferramenta em si exigir conhecimento de inglês. O maior empecilho, na minha opinião, para quem quer começar é o preço da licença. Mais informações podem ser encontradas no site oficial.
3. Eclipse
O Eclipse é de longe o ambiente integrado de desenvolvimento mais popular que existe por aí quando o assunto é a criação de aplicativos para Android. Trata-se de uma ferramenta poderosa e versátil, que oferece tudo o que o usuário precisa para criar seus apps. Sua popularidade se deve ao fato de ser uma ferramenta grátis. Por outro lado ela é baseada na linguagem Java (podendo suportar outras linguagens). Embora seja muito popular, trata-se de uma linguagem de programação complexa, ainda que poderosa e flexível, que exige muito tempo de estudo e investimento pata aprender. Para quem quer se aprofundar há milhares de sites e fórums tanto m inglês como em português.
4. B4X
O B4X é uma plataforma de desenvolvimento pouco conhecida no Brasil, mas é bastante popular lá fora, tendo uma grande comunidade de usuários. É formada por três IDEs: B4A (Basic4Android), B4i (Basic4iOS) e B4J (Basic para Windows). Para quem quer criar aplicativos para Android e Windows é uma das plataformas mais simples e fáceis de usar, pois é baseado na linguagem Visual Basic, contando com um grande número de bibliotecas que ampliam os recursos da ferramenta. É a plataforma usada pelo autor deste blog para criar seus apps.
Para iOS, por outro lado, apesar de permitir o desenvolvimento de aplicativos para iPhone no Windows, ainda requer um dispositivo iOS e um Mac para compilar (a desenvolvedora oferece o aluguel de um host na nuvem). Apesar de não ser uma plataforma livre, o B4A e o B4i tem licenças bem mais acessíveis que a maioria das existentes no mercado. Já o B4J, que permite a criação de programas para Windows, Mac OS X e WebApps, é totalmente gratuito.
5. XCode
A ferramenta oficial da Apple para a criação de aplicativos é bastante popular. Agora a ferramenta conta com uma nova linguagem chamada Swift, que é mais segura e versátil. Apesar disso, a plataforma da Apple tem uma série de limitações e empecilhos para que quer criar apps para iPhone e iPad. A maior delas é que o desenvolvedor precisa de um computador com Mac OS X, já que não há uma versão do Xcode para Windows. Além disso é preciso um dispositivo com iOS e pagar 99 dólares anualmente para entrar no programa de desenvolvedores da Apple.
6. Windows App Studio
Para quem quer criar aplicativos para Windows Phone 8, Windows 8, 8.1 e 10, o Windows App Studio é uma boa maneira de começar. A ferramenta gratuita da Microsoft vem com tudo o que o desenvolvedor precisa para, por exemplo, criar uma versão móvel do seu site ou blog. O serviço roda direto do navegador, e conta com material de estudo bastante amplo em português. Para maior controle, a ferramenta permite o download do código-fonte do aplicativo, que pode ser baixado e modificado no Visual Basic.
7. Lazarus
O Lazarus é uma opção muito interessante para desenvolvedores criarem programas para Windows, Mac Os X e Linux. Trata-se de uma IDE multiplataforma de código-fonte aberto. Utilizando a linguagem Pascal, a ferramenta, que é gratuita, tenta propositadamente copiar a interface das versões mais antigas do Delphi. Ou seja, quem desenvolve em Delphi 7, por exemplo, não terá problemas em usar o programa. Além disso, as versões mais recentes do Lazarus ainda permitem criar apps para Android. Para os usuários brasileiros há uma comunidade bastante boa, que fornece ajuda, dicas e tutoriais, o Lazarus Brasil.
8. Superzap
Há muitos serviços na internet disponíveis para quem deseja criar aplicativos para iPhone e Android, mas não sabem programar. A maioria é inglês e é um pouco complicado de usar. Não é o caso do Superzap, que tem uma interface quase toda em português, e é bem fácil de usar. Rodando direto do navegador o serviço permite a criação de apps de diversos tipos sem a necessidade de digitar códigos. O serviço é gratuito. Porém, se o usuário quiser publicar nas lojas de aplicativos terá que desembolsar alguma grana e optar por um dos planos pagos.
Melhor em termos de recursos e desempenho do aplicativo sem duvida nenhuma é o Delphi... depois em segunda opção eu iria no lazarus seu irmão open surce ... eclipse e java alem de ter um desempenho pior no Android é muito mais trabalhoso e complicado que o Delphi
ResponderExcluirtentei em todos, nenhum é bom. É só propaganda. O que vale é o trabalho, inteligencia da nossa parte.
ResponderExcluirConteúdo muito bom, aproveito aqui para compartilhar minha experiência, desenvolvi dois aplicativos, um é um jogo da memória onde vc mesmo cria seus tabuleiros com suas imagens de galeria, se quiserem dar uma olhada e me dar a opinião de vcs, está na playstore e é gratuito, segue o link =)
ResponderExcluirhttps://play.google.com/store/apps/details?id=com.i9.memoriav1
o outro é um aplicativo para vendedores criarem seus catalogos de produtos:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.i9.catalogov1