O mercado de jogos para smartphones e tablets está em plena expansão no Brasil e no mundo. Para quem quer se tornar um desenvolvedor de games existem várias IDEs e frameworks como Construct 2, GameSalad, Game Maker Studio, Buildbox, Godot, GDevelop, entre outras, que podem ser usados para esse propósito, ou seja, criar games e ganhar dinheiro. Ao longo de vários anos utilizei vários programas e, no final, das contas, acabei por optar por uma ferramenta que, acredito, é um pouco negligenciada pelos desenvolvedores brasileiros: Game Maker Studio.
Para a criação de aplicativos, eu utilizo o Basic4Android (B4A), que é muito bom. No entanto, apesar de ter utilizado esta ferramenta para criar aplicativos como "Som do Útero", "Melissa" (um chatbot), e jogos como o "Verdadeiro ou Falso" e "Qual é a novela?", esbarrei na dificuldade de fazer jogos mais complexos de plataforma. Embora seja possível, é muito complicado criar um jogo de plataforma ou RPG utilizando o Basic4Android ou o Basic4iOS. Assim, como já disse, optei por experimentar diversas outras IDEs e acabei escolhendo o Game Maker Studio.
Antes do Game Maker Studio, eu havia optado pelo Construct 2 para criar meus jogos. Segui diversos tutoriais e cheguei mesmo a criar alguns jogos com esta plataforma. A facilidade de se fazer um jogo no Construct 2 é imensa, pois não é preciso saber programação, basta arrastar e soltar e até minha filha mais velha conseguiu criar um jogo com ele.
Até aí tudo. Pode-se dizer que o Construct 2 é uma das ferramentas mais fáceis para quem quer criar jogos e ganhar dinheiro com eles. No entanto, para o meu propósito, acabei não seguindo utilizando-a. Como minha intenção era fazer jogos para iOS e Android, acabei desistindo do Construct 2 devido à sua limitação nesse sentido. Explico: é que para gerar o jogo nessas plataforma é necessário criar um jogo e exportar para HTML5 e depois utilizar uma ferramenta externa para isso como o Intel XDK
OK. Muita gente trabalha assim. Mas eu não gostei. Até tentei, mas achei muito trabalhoso e demorado o processo. Além disso, o resultado não foi como o esperado. O desempenho dos jogos criados em HTML5 no Construct 2 e compilados no Intel XDK é muito baixo. Talvez eu tenha feito alguma coisa errada, não sei. Fato é que não gostei e decidir usar outra ferramenta.
Foi assim que cheguei ao Game Maker Studio. Aproveitei a promoção do Humble Bundle em Outubro do GMS e paguei apenas 15 dólares (cerca de 50 reais) por uma licença do programa com todos os módulos de exportação como iOS, Android, Windows, Ubuntu, Mac OS, etc.
Segui os tutoriais de vários canais no YouTube (alguns em português e outros em inglês) e em pouco mais de um mês criei uns 5 jogos com o Game Maker Studio. Dois deles já estão publicados (Bubble Attack e Batalha Aérea) para Android e tenho outros em conclusão. Um detalhe interessante é que a monetização usando o Admob é muito simples e em pouco tempo é possível já começar a ganhar dinheiro com um jogo criado no GMS.
Todos os jogos foram criados no Windows 10 e o legal é que posso testar nesse sistema operacional instantaneamente e depois exportar para Android em pouco tempo, basta ter o Java JDK e o SDK do Android configurados corretamente.
Agora, o próximo passo é tentar fazer o update dos meus jogos criado com o Basic4Android para o Game Maker Studio e tomar partido das vantagens dessa ferramenta como as animações, efeitos, criação de partículas, física, etc, e principalmente a velocidade de desenvolvimento. Ainda mais agora com o lançamento do Game Maker Studio 2, que o torna uma das melhores ferramentas de desenvolvimentos de jogos mobiles que existem.
Se quiserem dicas sobre o Game Maker Studio e, quem sabe, tutoriais, falem aí nos comentários. Abraços e até o próximo post.
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