Pular para o conteúdo principal

Como eu ganhei milhares dólares desenvolvendo aplicativos

Como eu ganhei milhares dólares desenvolvendo aplicativos

O título do post pode soar surreal, mas não é. É a pura verdade. O fato é que o mercado de aplicativos está em plena expansão e muita gente pode ser beneficiar com isso. A boa notícia para quem quer ganhar dinheiro fazendo apps e jogos é que não é preciso fazer um aplicativo bilionário como o WhatsApp, que é usado por todo mundo. Embora esse software seja bem o exemplo de como se pode ficar rico criando apps, a realidade é que nem todo mundo vai ficar milionário nesse mercado. Mas muita gente pode ganhar uma boa grana. E o que é melhor: sem sair de casa. A seguir vou contar como fiz para ganhar meus milhares de dólares fazendo jogos e apps.

Bom, e a primeira coisa que devo dizer é que não foi fácil. E ainda não é. No entanto, para quem pensa em seguir em frente e começar uma carreira de desenvolvedor, arregaçar as mangas e trabalhar duro é um dos grandes segredos. E foi o que eu fiz quando larguei meu emprego num supermercado para começar a programar e distribuir meus apps e jogos.

Armado apena de um computador e uma ideia na cabeça, por assim dizer, passei a procurar ama forma de fazer meu primeiro app. Antes de encontrar a ferramenta com a qual trabalho agora devo dizer que experimentei várias outras como Eclipse, Delphi XE5 e PhoneGap, por exemplo.

Embora minha ideia inicial fosse fazer aplicativos para iPhone, acabei por optar por usar uma IDE que, na época, há cerca de dois anos, só permitia criar apps e jogos para Android. Estou falando do Basic4Android. Embora hoje exista o Basic4iOS (ou B4i) para fazer apps para a plataforma da Apple,  na época a IDE não estava disponível.

O que me levou a escolher o B4A não tem nada de extraordinário: foi a facilidade de aprendizagem. O fato da ferramenta ser baseada num dialeto do Visual Basic me levou a criar apps quase que imediatamente, coisa que é praticamente impossível para quem não sabe nada de Java, por exemplo, e se propõe a aprender a linguagem.

Bem, assim que baixei o B4A (Basic4Android) e configurei o ambiente de desenvolvimento instalando o Android SDK e o Java SDK, eu já pude começar a desenvolver. Tirando o tempo de download dos SDks, posso dizer que criei meu primeiro aplicativo em questão de minutos.

Foi mágico.

Em poucos dias já estava no ar me primeiro joguinho, que eu chamei de PligPlog. Trata-se de um cachorrinho virtual, tipo alimentar e cuidar. Ele foi lançado em 2014 na loja do Android e atualmente está na versão 1.4.3. Depois dele vieram outros como o Tibúrcio, que também é um jogo de cuidar estilo Pou.

Ambos os jogos já estão no ar há algum tempo e vale lembrar que as primeiras versões eram bem mal feitas. Ainda que não sejam tão profissionais quanto eu gostaria o que importa é que criar e disponibilizar os jogos foi um trabalho duro e uma grande diversão.

E ainda consegui ganhar dinheiro.

Atualmente enho vários apps publicados. Alguns deles foram mais bem trabalhados e contaram com utilização de técnicas mais avançadas. Hoje, os meu maiores sucessos, são o jogo "Verdadeiro ou Falso" e o aplicativo "Som do Útero". O primeiro já teve mais de 200 mil downloads e o segundo cerca de 80 mil.

Agora, vem a grande pergunta: como eu faço para ganhar dinheiro com os meu aplicativos e jogos?

A resposta não podia ser mais simples. Eu uso banners do Admob, a plataforma de publicidade móvel do Google.

Só isso. Eu não vendo apps e nem ofereço compras dentro dos apps. Até poderia, mas optei por não fazer. Meus lucros vem exclusivamente da exibição de propagandas dentro dos aplicativos. Quem trabalha com blogs, na internet, sabe como funciona: basta que o usuário clique na propaganda para o desenvolvedor lucrar.

Só isso.

Claro que não ganho milhões. Mas com muito trabalho e dedicação consegui alcançar o patamar dos milhares de dólares. Minha meta é continuar trabalhando e conseguir mais. E, enquanto isso, vou compartilhando algumas coisas que aprendi ao longo do caminho.

Comentários

  1. foi muito útil para e deu-me vontade e coragem de continuar ser programador

    ResponderExcluir
  2. Colega, você estabelece um eCPM mínimo e um tempo de atualização para os banners ou deixa tudo a critério do google.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como ganhar dinheiro criando jogos para iOS e Android

O mercado de jogos para smartphones e tablets está em plena expansão no Brasil e no mundo. Para quem quer se tornar um desenvolvedor de games existem várias IDEs e frameworks como Construct 2, GameSalad, Game Maker Studio, Buildbox, Godot, GDevelop, entre outras, que podem ser usados para esse propósito, ou seja, criar games e ganhar dinheiro . Ao longo de vários anos utilizei vários programas e, no final, das contas, acabei por optar por uma ferramenta que, acredito, é um pouco negligenciada pelos desenvolvedores brasileiros: Game Maker Studio .

Conhecendo o Basic4Android, ferramenta para criar apps Android

O Basic4Android é uma IDE para o desenvolvimento de aplicativos e jogos para Android . Na minha opinião é a ferramenta mais fácil de usar que existe no mercado. Principalmente para quem está começando e pensa em ganhar dinheiro no mundo da programação móvel . Trata-se, enfim, de um ambiente e poderoso, que permite criar um app do zero em poucos minutos. Mesmo quem não sabe nada de programação será capaz de tirar suas ideias do papel em pouco tempo. E que já conhece Visual Basic poderá ar asas à imaginação e aproveitar seu conhecimento para utilizar a ferramenta.

Conhecendo o Admob, plataforma de monetização do Google

Para quem pensar em criar aplicativos móveis , seja para Android , iOS ou Windows Phone , há muitas maneiras de realizar a monetização e ganhar dinheiro com o aplicativo. Uma delas é através de uma plataforma de anúncios. Atualmente a mais conhecida do mercado é a Admob , que pertence ao Google. Pode-se dizer que é uma espécie de Google Adsense para aplicativos e jogos de celular. Ou seja, do mesmo modo que o serviço de publicidade da gigante americana exibe anúncios em sites e blogs, o Admob exibe propagandas no app e gera lucro para quem criou o aplicativo através de banners de imagem e texto, e também com anúncios de tela cheia.